Unblock Cuba! Apelo à solidariedade contra a política assassina de bloqueio dos EUA

Todos os anos, a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque vota uma resolução que apela ao levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto à ilha pelos EUA durante quase 60 anos. Durante anos a resolução foi aprovada por grande maioria, com apenas alguns votos contra e abstenções. A votação mais clara foi em 2016 com um resultado de 191:0, quando até a administração Obama não se opôs à resolução. Desde a presidência de Trump, a situação na ONU deteriorou-se. Na última votação de 2019, os EUA levaram, para além de Israel, também o Brasil a um voto negativo e a Colômbia e a Ucrânia a uma abstenção, com a resolução ainda assim a ser aprovada com um claro 187:3.

Os estados membros da UE, incluindo a Alemanha e a Áustria, bem como a Suíça, votam há anos contra o bloqueio e condenam a sua extensão extraterritorial, que também afecta as empresas e instituições europeias. Independentemente disto, Trump e os seus defensores da linha dura intensificam regularmente esta política de sanções contra Cuba e outros países, o que é contrário ao direito internacional. Aqui estão alguns exemplos concretos:

  • Ao ativar a chamada Secção III da Lei Helms-Burton, os cidadãos americanos podem processar nos tribunais americanos as empresas e instituições de países terceiros que utilizem propriedade cubana que foi expropriada após a revolução de 1959. Esta medida visa atacar de fato todos os cubanos e todas as instituições da ilha. As escolas das aldeias construídas em terrenos outrora pertencentes a grandes proprietários de terras podem ser afectadas, bem como hotéis que outrora fizeram parte do império da Máfia dos EUA.
  • O distribuidor online Amazon foi processado por vender carvão cubano.
  • A empresa turística americana Mariott International é forçada a deixar Cuba.
  • Estão a ser impostas sanções às companhias de navegação que transportam petróleo da Venezuela para Cuba, juntamente com outras medidas destinadas a pôr termo ao comércio entre Cuba e a Venezuela.

Estão a ser implementadas igualmente outras medidas no importante setor financeiro:

  • As transferências de dinheiro para Cuba já não são possíveis com a Western Union.
  • Várias instituições financeiras europeias estão a manter-se afastadas dos negócios com Cuba. Há anos que os grandes bancos UBS e Crédit Suisse na Suíça têm vindo a seguir mais as ordens dos EUA do que a legislação nacional e têm apoiado plenamente o bloqueio. Recentemente, a pressão chantagista do império americano chegou mesmo a instituições financeiras que se pensaria estarem sob supervisão estatal: os bancos cantonais recusam ordens de pagamento internas suíças assim que a palavra “Cuba” aparece no sistema; a razão: “O processamento de pagamentos com referência a Cuba já não é, na sua maioria, possível devido ao regime de sanções dos EUA. O Grupo decidiu, portanto, deixar de executar pagamentos com referência a Cuba”.

Esta política de bloqueio tem consequências cada vez mais dramáticas para a população de Cuba: as transferências de dinheiro de membros da família no exterior são impossibilitadas, o apoio estrangeiro a projetos de saúde é impedido, medicamentos essenciais só podem ser importados por vias travessas e a um custo excessivo, enquanto que o transporte é fortemente restringido. As más intenções subjacentes à política dos EUA, já anunciadas em 1960 (!), estão a tornar-se cada vez mais visíveis: “…enfraquecer a vida económica através do descontentamento económico e das privações, negando a Cuba dinheiro e abastecimento com o objetivo de reduzir os salários nominais e reais, causando fome, desespero e a queda do governo”.

O pico do empobrecimento moral do atual regime americano é demonstrado na pandemia do Corona: apesar dos seus próprios problemas, Cuba envia 3.000 profissionais médicos para 28 países (incluindo países europeus) para ajudar a combater a pandemia de Covid 19. E qual é a resposta de Washington? O Secretário de Estado e antigo director da CIA, Mike Pompeo, chama a isto “tráfico de seres humanos”, e os radicais da linha dura republicana tencionam apresentar um projeto de lei no Congresso dos EUA para pressionar os países que trouxeram pessoal médico cubano para o país.

Entretanto, os governos europeus ou se expressam com palavras ocas ou permanecem em silêncio e não tomam qualquer ação contra o bloqueio dos EUA e os seus efeitos devastadores sobre Cuba. Exigimos que o voto contra o bloqueio na 29ª edição da resolução da 75ª Assembleia Geral da ONU seja seguido de acções concretas: A Europa não se pode continuar a vergar face às medidas arbitrárias dos EUA, que representam uma clara violação do direito internacional! Exigimos o fim das agressões contra estados soberanos na América Latina e em qualquer outro lugar.

No período que antecede a votação da ONU em maio de 2021, apelamos, portanto, a uma grande ação de solidariedade para com Cuba e contra o bloqueio! Juntos, nós – grupos de solidariedade cubana, organizações progressistas e meios de comunicação social da Alemanha, Áustria, Suíça, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Grã-Bretanha, Espanha, França, República Checa, Eslovénia e outros países europeus – queremos chamar a atenção para o agravamento da situação em Cuba, causado por Washington, e através da nossa ação exercer pressão sobre a administração dos EUA e os seus apoiantes europeus. Com grandes cartazes, spots de rádio, anúncios em jornais e canais de comunicação social, eventos e comícios, sobretudo nas capitais dos nossos países, queremos quebrar o silêncio em relação ao bloqueio por parte dos meios de comunicação social dominantes e chamar a atenção para as consequências destas políticas criminosas.

Informem-se e tornem-se ativos!

Apoiem a ação de solidariedade à escala europeia através de donativos!

Falem com outras organizações, mas também com conhecidos, familiares e amigos sobre a intensificação do bloqueio e o apoio à ação de solidariedade.

Unterstützererklärung: pdf
Declaración de apoyo: pdf
Support statement: pdf

Diese Website benutzt Cookies. Wenn Sie die Website weiter nutzen, gehen wir von Ihrem Einverständnis aus. Datenschutzerklärung